Como o Goodreads e o Skoob podem ser ruins para os leitores

fdfd

Primeiro gostaria de me desculpar por não ter postado por um tempão, embora eu ache que ninguém visite esse blog… De qualquer maneira, voltarei a postar, e por incrível que pareça, a semana de provas é semana que vem e com certeza trarei mais posts de ”Repassando o Aprendizado”.

Hoje gostaria de comentar sobre as redes literárias e como elas tem sido ruins para mim. Nunca pensei que seriam tão ruins e tenho certeza de que você também não. O que eu acho ruim pode ser ruim para alguns e indiferente para outros, mas mesmo assim gostaria de dizer o que acho.

 O Goodreads e o Skoob são redes sociais onde você adiciona livros que você leu, está lendo, quer ler etc… Infelizmente, para mim, isso se tornou uma obrigação de leitura. Quando criei minha conta no Skoob eu nunca imaginei que leria mais, mas queria listar os livros que estava lendo, queria me organizar, mas hoje, dia 18 de Maio de 2013, eu notei que ambos sites servem para deixar a gente maluco e querer ler mais e mais livros para deixar nossas listas enormes. Sem contar que tem aquele widget maldito de quantos livros você leu no ano, que só faz a gente pensar em querer ler mais para poder no final do ano dizer que lemos mais de 100 livros! Isso é pura manipulação psicológica!

Se vocês notarem, a maioria das pessoas que não tem listas de livros são normalmente mais velhas ou simplesmente não mechem muito no computador, se você ver quantos livros elas leram, você vai ver que muitos elas abandonaram sem piedade, mas com uma lista dessas, você nunca vai querer abandonar um livro, pois quer ampliar cada vez mais sua lista de livros lidos.

Isso está se tornando maluquice! É como se terminar livros fosse uma obrigação e acho que deveria ser algo divertido. Sei que terminar um livro faz a gente ficar mais orgulhoso de si mesmo, mas não deveríamos ficar orgulhosos por finalmente adicionarmos mais um livro na listinha de lidos de 2013!

Não sei se isso tem alguma coisa a ver também, mas acho que isso também não passa de uma jogada de marketing para fazer a gente comprar mais livros, pois tenho uma teoria de que talvez a maioria das pessoas que participam do Skoob e do Goodreads compram mais livros do que as pessoas que não participam. Isso também acontece com quem tem blog literário, assunto que abordarei em outro post.

Acho que por hoje é só, queria saber a opinião de vocês, pois acho que é um assunto bem peculiar, mas de qualquer forma……………. ADEUS GOODREADS & SKOOB! =)

image

Advertisements

10 responses to “Como o Goodreads e o Skoob podem ser ruins para os leitores

  1. hahaha eu estava EXATAMENTE filosofando agora de noite! Ai fui no google e digitei “goodread ou skoob” e TA-DA, cá estou! 🙂
    Quanto a questão, tenho um sentimento meio misturado… Comecei no skoob, mas chegou num ponto (agora não me recordo bem….) que estava lendo alguns livros em ingles, lendo edicoes antigas de livros em pt-br, ediçoes diferentes, que n estavam cadastrados, etc Isso somada a total falta de interatividade entre meus amiguinhos nessas redes (snif..) acabei fechando a conta e indo pro Goodreads (dava pra contar em uma mão os que estavam no Skoob). No goodreads aumentou a lista de amiguinhos, mas ainda os realmente ATIVOS são os mesmos do Skoob…..
    Mas acho q fiquei bem mais chato pra organizar minhas leituras, exatamente como vc menciona. Ainda bem q não tenho TOC 😉 Mas é sempre bom ler (sempre tentando não ser influenciado) algumas resenhas de leitores do mundo inteiro, não só daqui 😉

    • Que bom que filosofou sobre isso, é um assunto muito interessante :). Eu já fiquei em dúvida entre Skoob e Goodreads também e só passei a usar o Skoob para trocas de livros, mas depois eu vi que isso é perda de tempo, pq vc paga uma nota para enviar e isso é o preço de um livro. Já tive problemas com duas meninas e deletei a minha conta quando tive problema com a segunda pessoa. Eu uso o goodreads só para colocar os livros que eu leio, pois eu quero gravar todos os livros que li na minha vida e alguns livros eu não tenho então preciso deixar em algum lugar quais livros eu li xD. Mas eu não entro mais para fazer nada além disse. As redes de livros se tornaram uma competição tanto entre quem lê mais, quem está lendo os livros que estão sendo lançados e ficando famosinhos e uma competição de blogueiros, quem tem um blog melhor. Espero te ver mais vezes aki.

  2. Eu também digitei “goodread ou skoob”, e acabei parando aqui haha, mas não conheço ainda nenhuma das duas redes, ao ver uma crítica sobre as duas redes na pesquisa do google (seu blog) fiquei afim de entrar e ver o que tinha de tão ruim em ambas. Estou pensando em conhecer essa “goodread”, mas não tenho muito saco pra ficar atualizando rede social direto, nem no meu facebook eu entro direito, mas vou embarcar nessa de ‘rede literária’ só pra ver qual é a da coisa haha. Parabéns pelo blog!

    • Obrigada! Espero que apareça mais vezes. Eu pessoalmente recomendo o Goodreads lol, mas caso vc só queira arquivar seus livros LIDOS, acho uma boa qualquer um dos dois 😀

  3. Quantos anos você tinha quando fez o post? Isso parece coisa de gente jovem que leva tudo pro lado competitivo. Quem se importa quantos livros leu? O importante é ter qualidade na leitura.

    • Oi! Esse post e blog sao tao velhos fiquei chocada que ainda tem gente visitando. Enfim, eu tinha 16 anos quando escrevi e o que vc menciona é o que as pessoas na minha concepcao estavam fazendo e eu tbm. Pode parecer idiota, e é, mas é algo que eu fazia e eu sei que tem gente que faz. Uma prova disso é quando há a alta mencao de quantos livros foram lidos na semana, no mes, no ano e enfim, as pessoas gostam de terminar livros porque elas pode dizer que leram mais livros na vida sem dar importancia ao que leram e aprenderam com a leitura. Acho que vc esta certo e eh isto que eu queria dizer com o post :).

  4. Estava pensando sobre isso outro dia…percebi que a grande maioria dos livros que eu começava a ler e registrava o histórico no skoob eu acabava abandonando. Além disso, percebi que eu sentia aquela ansiedade para terminar a leitura e registrar lá. Desde então, passei a não registrar as metas de leituras nem históricos. Apenas os registro depois de ler por completo. A ansiedade em terminar o livro acaba atrapalhando o real motivo da leitura e a degustação de todo o esforço do autor.

    • Fico feliz que tenha gostado do post! E mais ainda que ainda ha pessoas visitando o blog depois de tanto tempo sem atualizar haha, me pergunto se deveria continua-lo lol. Enfim, eu tbm só registro no final da leitura, pois entao nao fico muito anciosa. As vezes registro no comeco, mas eh bem raro..

      Abcs!!!! Otimas leituras 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s